São vários os tipos de alopecia que causam danos ao couro cabeludo
A alopecia é conhecida como a queda ou perda patológica dos cabelos. Mesmo sem haver uma definição precisa, ela é classificada em grupos diferentes, de acordo com sua origem e com o seu grau de manifestação. Geralmente, são dois grandes grupos subdivididos, sendo a mais habitual a alopecia androgenética, também designada como calvície comum, que é responsável por 95% dos casos. São vários os tipos de alopecia. Elaboramos um post para esclarecer cada uma delas.
Alopecia e seus grupos
Antes de fazer a escolha de um tratamento que possa controlar a calvície, o ideal é identificar antes qual o tipo de alopecia que está incomodando, pois assim será possível selecionar o melhor método de pausar o problema. Deve ser um tratamento adequado para o couro cabeludo e para toda sua atividade.
Geralmente, a alopecia é bem mais comum nos homens, mas as mulheres também costumam sofrer com este problema, e a maioria nem sabe ao certo qual o tipo de alopecia que possui. Os tipos de alopecia que listaremos aqui são divididos em 2 grupos: alopecia cicatricial e alopecia não cicatricial.
Os principais tipos de alopecia
Alopecia não cicatricial
Entre os tipos de alopecia, a alopecia não-cicatricial é uma das mais comuns, tendo como principal característica a possibilidade maior de recuperação, que em alguns casos pode acontecer de maneira natural. De toda forma, existe também a necessidade de estimular o crescimento do cabelo no couro cabeludo. Algumas modalidades de alopecia não cicatricial são:
– Alopecia androgenética
Conhecida como calvície comum, que afeta principalmente os homens, possui causas diretamente relacionadas à atividade hormonal e alterações nos androgênios, que são responsáveis por regular o couro cabeludo. Em mulheres, esse tipo de alopecia não causa tantos danos.
– Alopecia areata
Essa alopecia não possui causas conhecidas, porém tem o mesmo sintoma da anterior, a queda de cabelo em pedaços. O problema surge como alopecia total, com a perda de todo o cabelo do couro cabeludo, ou universal, com a perda dos pelos do corpo.
– Alopecia traumática
Esta geralmente é causada por agentes externos, como o uso de secadores e chapinha, pentes ou outros instrumentos que causam lesões no couro cabeludo.
Alopecia cicatricial
Já a alopecia cicatricial é caracterizada pelo fato de causar estragos irreversíveis ao couro cabeludo, ou seja, seu efeito não pode ser revertido, pois o folículo capilar é totalmente destruído. Entre suas modalidades estão:
– Alopecia infecciosa
Causada pela presença de agentes que invadem o sistema imunológico, que podem aparecer devido a infecções por fungos, bactérias, causas virais ou protozoários.
– Alopecia por agentes fisioquímicos
Esta possui causas que vem da presença de agentes externos no organismo, de fontes físicas e químicas, como queimaduras, trauma mecânico ou algo relacionado à radiação.
– Alopecia induzida por tumores
Essa alopecia é causada por tumores cutâneos e metastáticos, onde pode-se citar o epitelioma basocelular, mastócitos, tumores e linfomas.
Caso você tenha alopecia e identificou o seu tipo, a Sweet Therapy pode te ajudar. Confira nosso trabalho e agende uma avaliação.